PROJETO DE
TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO
CURRÍCULO
PLANO DE
AULA
TURMA: 5º ANO “A”
MINISTRANTES: CARMEN
ALVES DOS SANTOS E SÍLVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA
LOCAL: E.E.E.F.M.
FELIPE CAMARÃO
ENSINANDO
LIBRAS PARA OUVINTES
APRESENTAÇÃO
A
educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os
níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional
especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quando
sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas
comuns do ensino regular.
Este
sistema de ensino deve matricular alunos com deficiência (física,
mental, cegueira e surdez), os com transtornos globais do
desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas
comuns do ensino regular.
Este
trabalho consiste na execução de um projeto da sala do AEE
(Atendimento Educacional Especializado), do ensino de libras, para
alunos ouvintes, a ser realizado na Escola Felipe Camarão, com
objetivo de ensinar alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Para que num futuro próximo, nossos alunos estejam preparados para
comunicar-se/socializar-se com alunos surdos.
Este
trabalho será iniciado com o alfabeto em libras, numerais em libras
e alguns sinais mais simples como: pai, mãe, irmãos, nomes, frutas,
profissões, etc., seguindo o grau de dificuldade de cada turma.
CONTEÚDOS:
Alfabeto em LIBRAS.
OBJETIVOS:
- Identificar os sinais
do alfabeto LIBRAS, com a letra em português, no E. V. A.
- Trabalhar o alfabeto
móvel em LIBRAS, através de jogos; visualização em cartazes em
EVA; jogo de memória, dominó; encaixe, etc.
- Assistir a um vídeo
onde é apresentado o alfabeto em libras no YouTube
- Realizar os gestos do
alfabeto LIBRAS, utilizando as configurações das mãos.
- Relacionar os sinais
dos alimentos e os demais sinais em Libras com as suas gravuras.
- Acessar no LIE os
jogos e atividades online de LIBRAS.
- Pesquisar sobre
outros sinais em libras e ver alguns vídeos na internet.
- Assistir um vídeo
de história infantil em libras.
- Apresentar o
alfabeto em Libras ao Público, (escola).
- Apresentar uma
frase em libras: “Nós queremos P A Z”.
- Distribuir o
alfabeto em libras para o público presente.
DESENVOLVIMENTO
- Os alunos assistirão
um vídeo no YouTube, do alfabeto em LIBRAS.
- Acessarão na sala
da internet os jogos online.
Deverão ser capazes de
identificar todos os sinais do alfabeto em libras ao final do
projeto.
Farão pesquisas no
site abaixo para saber mais sobre as atividades e jogos em libras
online.
AVALIAÇÃO
A avaliação será
feita através da participação real e interesse de todos os alunos
em todas as atividades propostas e do seu envolvimento na
apresentação do produto final, no pátio da escola Felipe Camarão,
apresentando o alfabeto em LIBRAS e fazendo os sinais em libras da
frase: "Nós queremos P A Z", tirada da música apresentada
em português por eles, no momento do horário cívico.
RECURSOS:
- Humanos;
- Alfabeto em LIBRAS
confeccionado em EVA;
- Jogos de dominó,
memória e encaixe confeccionados em EVA;
- Computadores;
- Projetor de imagens;
- Cópia do alfabeto em
LIBRAS.
- Sala do LIE (
Laboratório de Informática Educacional);
- Sala de aula;
- Quadro branco;
- Câmera digital;
- DVD de historinhas em
LIBRAS.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
http://www.google.com.br/search?q=alfabeto+em+libras+para+imprimir&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=vid&tbo=u&ct=title&resnum=5&gs_l=serp.12...23218.46515.0.49047.52.25.0.23.23.2.391.3594.2-6j5.12.0...0.0.bDVAmq5UO0g&oq=alfabeto+em+libras&aq=1&aqi=g2&aql=
www.
jogosonlinegratis.uol.com.br.
Deu certo essa atividade com as crianças?
ResponderExcluirEstou com um projeto de Libras para alunos ouvintes na minha escola, porém não sei como ragiriam.
Se puder me passar sua experiência ficarei muito grata.
Ola colega tenho experiencia com Libras na escola com crianças ouvintes no ensino fundamental. Sou interprete de Libras, atendo ula aluna surda na inclusão, a professora regente, ministra aula em Lingua Portuguesa, porem eu faço a interpreteçao em Libras para a aluna surda, e uma vez na semana eu ministro aula d eLibras para a turma, muito interessante a interação que os alunos ouvintes tem com a surda, a professora tambem aprende junto com a classe, muito gratificante perceber que a aluna surda nao depende exclusivamente de mim, que sou interprete, a turma estabelece uma boa comunicação, nos quesitos básicos, para coisas mais complexas eu faço a mediação, uma experiencia fabulosa.Agora estou com projeto pra inserir Libras na escola para ouvintes com Instrutor surdo... logo estarei postando experiencias..
ExcluirOLa também gostaria de saber sobre suas experiência.
ResponderExcluirgostei do seu blog espero que visite o meu e ajude a divulgar ensinando libras adriana rosalinski e no facebook ensinando libras adriana rosalinski
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSou Distéfano Lima Brandão.
Sou professor da rede pública estadual na cidade de Pão de Açúcar, Estado de Alagoas.
Atualmente, curso o V Período de Licenciatura em Educação Física, na Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar - FASVIPA e, no momento exato, estou pagando a disciplina LIBRAS.
Tenho, inclusive, uma sobrinha surda.
Gostaria, então, que me enviassem os relatos de suas experiências, bem como planos de aulas para surdos e ouvintes, uma vez que somente assim, entendo inclusão.
Obrigado!
Olá!
ResponderExcluirSou Distéfano Lima Brandão.
Sou professor da rede pública estadual na cidade de Pão de Açúcar, Estado de Alagoas.
Atualmente, curso o V Período de Licenciatura em Educação Física, na Faculdade São Vicente de Pão de Açúcar - FASVIPA e, no momento exato, estou pagando a disciplina LIBRAS.
Tenho, inclusive, uma sobrinha surda.
Gostaria, então, que me enviassem os relatos de suas experiências, bem como planos de aulas para surdos e ouvintes, uma vez que somente assim, entendo inclusão.
Obrigado!
boa tarde... me chamo Carlos, porém, mais conhecido como Sousa,sou Pedagogo e Interlocutor de LIBRAS contratado pelo Estado de SP há 2 anos, posso lhe afirmar que está no caminho certo, pois uma vez que divulgamos a LIBRAS estamos ampliando o mundo dos surdos com a possibilidade de encontrar pessoas que possam auxilia-los e com isso eles se sentirem cada vez mais acolhidos socialmente. acompanho alguns surdos quando vão ao médico, ou simplesmente marcar consulta com eles, já interpretei no fórum da minha cidade (Guarujá), pois tanto a Juíza e os Advogados não sabiam LIBRAS. ensino LIBRAS há 8 anos em uma escola particular para crianças ouvintes com idades entre 4 e 6 anos de idade e elas adoram, e segundo alguns especialistas da Educação...as crianças que aprendem desde cedo a lidar com as diferenças tornam-se adultos mais solidários. um abraço e espero ter lhe ajudado com minha pouca experiência.
Excluirassista alguns vídeos meus solo ou com meus aluninhos: curumim libras e tbm eunuco Sousa. abraços
Muito bom seu blog.
ResponderExcluirParabéns.
visitar seu blog
ResponderExcluirvisitar seu blog
ResponderExcluirtudo que fizermos em pról do nosso semelhante vale a pena
ResponderExcluirOlá boa tarde,gostaria q enviace um plano de ensino de libras para dar aulas alunos ouvintes do fundamental ao quinto ano do ensino médio.grata Andréa. Letra em libras faculdades: Uniasseve.
ResponderExcluirOlá boa tarde,gostaria q enviace um plano de ensino de libras para dar aulas alunos ouvintes do fundamental ao quinto ano do ensino médio.grata Andréa. Letra em libras faculdades: Uniasseve.
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirGostaria se possível que enviasse seu plano de aula.
Desde já te agradeço.
ÓTIMO PLANEJAMENTO!
ResponderExcluir