terça-feira, 26 de junho de 2012

PLANO DE AULA-Ensinando LIBRAS para ouvintes.


PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

PLANO DE AULA
TURMA: 5º ANO “A”
MINISTRANTES: CARMEN ALVES DOS SANTOS E SÍLVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA
LOCAL: E.E.E.F.M. FELIPE CAMARÃO


ENSINANDO LIBRAS PARA OUVINTES

APRESENTAÇÃO
A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quando sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular.
Este sistema de ensino deve matricular alunos com deficiência (física, mental, cegueira e surdez), os com transtornos globais do desenvolvimento e os com altas habilidades/superdotação nas escolas comuns do ensino regular.
Este trabalho consiste na execução de um projeto da sala do AEE (Atendimento Educacional Especializado), do ensino de libras, para alunos ouvintes, a ser realizado na Escola Felipe Camarão, com objetivo de ensinar alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Para que num futuro próximo, nossos alunos estejam preparados para comunicar-se/socializar-se com alunos surdos.
Este trabalho será iniciado com o alfabeto em libras, numerais em libras e alguns sinais mais simples como: pai, mãe, irmãos, nomes, frutas, profissões, etc., seguindo o grau de dificuldade de cada turma.

CONTEÚDOS:
Alfabeto em LIBRAS.



OBJETIVOS:
- Identificar os sinais do alfabeto LIBRAS, com a letra em português, no E. V. A.
- Trabalhar o alfabeto móvel em LIBRAS, através de jogos; visualização em cartazes em EVA; jogo de memória, dominó; encaixe, etc.
- Assistir a um vídeo onde é apresentado o alfabeto em libras no YouTube
- Realizar os gestos do alfabeto LIBRAS, utilizando as configurações das mãos.
- Relacionar os sinais dos alimentos e os demais sinais em Libras com as suas gravuras.
- Acessar no LIE os jogos e atividades online de LIBRAS.
- Pesquisar sobre outros sinais em libras e ver alguns vídeos na internet.
- Assistir um vídeo de história infantil em libras.
- Apresentar o alfabeto em Libras ao Público, (escola).
- Apresentar uma frase em libras: “Nós queremos P A Z”.
- Distribuir o alfabeto em libras para o público presente.




DESENVOLVIMENTO
- Os alunos assistirão um vídeo no YouTube, do alfabeto em LIBRAS.
- Irão trabalhar com os jogos interativos do alfabeto de libras. E com cartazes e jogos de encaixe.
- Acessarão na sala da internet os jogos online.
Deverão ser capazes de identificar todos os sinais do alfabeto em libras ao final do projeto.
Farão pesquisas no site abaixo para saber mais sobre as atividades e jogos em libras online.


AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através da participação real e interesse de todos os alunos em todas as atividades propostas e do seu envolvimento na apresentação do produto final, no pátio da escola Felipe Camarão, apresentando o alfabeto em LIBRAS e fazendo os sinais em libras da frase: "Nós queremos P A Z", tirada da música apresentada em português por eles, no momento do horário cívico.



RECURSOS:
- Humanos;
- Alfabeto em LIBRAS confeccionado em EVA;
- Jogos de dominó, memória e encaixe confeccionados em EVA;
- Computadores;
- Projetor de imagens;
- Cópia do alfabeto em LIBRAS.
- Sala do LIE ( Laboratório de Informática Educacional);
- Sala de aula;
- Quadro branco;
- Câmera digital;
- DVD de historinhas em LIBRAS.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


http://www.google.com.br/search?q=alfabeto+em+libras+para+imprimir&hl=pt-BR&gbv=2&tbm=vid&tbo=u&ct=title&resnum=5&gs_l=serp.12...23218.46515.0.49047.52.25.0.23.23.2.391.3594.2-6j5.12.0...0.0.bDVAmq5UO0g&oq=alfabeto+em+libras&aq=1&aqi=g2&aql=

www. jogosonlinegratis.uol.com.br.


quinta-feira, 14 de junho de 2012

DEFINIÇÃO DE WEBQUEST

SILVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA Apr 20 2012 10:34:22:000AM
 A WebQuest  é uma nova metodologia didática destinada a todos os níveis de aprendizagem, com intuito de incluir aulas na internet.
                O principal objetivo é instiguir no aprendiz a busca de novos conhecimentos com um tema propostos, a qual desperta o desenvolvimento do raciocínio reflexivo e critico.
                A  WebQuest propõe investigação de temas atuais no qual o aluno é induzido  a formar opinião, ter conclusões e adquirir compreensão. Por se tratar de um método construtivo, permite que o aluno construa seus próprios conceitos e transforme as informações e estratégias de aprendizagem, com um relato final, exemplo: a produção de um texto.

Minha webQuest das partes das plantas

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=11517&id_pagina=1

ENDEREÇO MINHA WEBQUEST - A. E. E.

http://www.webquestbrasil.org/criador2/webquest/soporte_mondrian_w.php?id_actividad=12111&id_pagina=1

quarta-feira, 6 de junho de 2012

MEU PORTIFÓLIO: CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA


CONTEXTUALIZANDO A MUDANÇA: DA TEORIA À PRÁTICA”


Pensando no passado, minhas práticas pedagógicas eram bem diferentes mesmo!
Tudo era tão “robótico”, tipo: façam o que mando e pronto. Sem deixar os alunos dar opiniões ou expressarem seus sentimentos quanto à atividade proposta.
Tenho certeza que isso não aconteceu somente comigo, acho que muitos dos professores tem muita história para contar assim como a minha, dessa falta de deixar o aluno expressar-se, soltar a sua imaginação, viver seus sentimentos. Mas também não temos culpa, fomos educados desta maneira e achávamos que tinha que ser assim!
Graças as novas tecnologias e multimídias e tantas outras estratégias vivenciadas hoje, tudo mudou.
Agora só não dá uma boa aula ilustrativa e participativa quem não quer, pois, se tem tudo nas mãos, é certo que com algumas dificuldades ainda, por não saber manusear certas tecnologias, mas, estão, ou alguns estão, se preocupando com isso e já estão se capacitando ( e-proinfo).
Hoje minha prática já é bastante diferente. Trabalhando na sala de recursos, ou sala do A.E.E. (Atendimento Educacional Especializado), tenho estudado e pesquisado muito sobre sites interativos de jogos de todos os tipos e atividades que podem ser utilizadas nas aulas com alunos deficientes e que também podem ser utilizadas com os outros alunos normais, pois, são atividades muito interessantes e educativas. Mas o que está ajudando muito também é o curso do E-proinfo que nos dá uma boa noção dos recursos que se tem a mais para trabalhar com os alunos diretamente através do computador, que hoje é o que eles mais se interessam.
Devemos sair da teoria e ir para a prática. Fazer com os alunos, criar juntos, deixá-los soltar as suas imaginações e desejos, vivenciar os conteúdos para assim terem uma aprendizagem real.