quarta-feira, 25 de julho de 2012

LEITURA, REFLEXÃO E DISCUSSÃO SOBRE MÍDIA-EDUCAÇÃO

ATIVIDADE 4.3 Ao ler o texto de Sílvio Pereira da Costa, proposto nesta atividade, percebe-se o quanto nós como professores poderíamos ampliar nosso trabalho na questão das novas tecnologias oferecidas aos alunos e também aos alunos e também a nós professores. Há computadores, máquinas fotográficas digitais, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadoras nas maiorias das escolas de ensino fundamental em Florianópolis, e digo, não só lá, como em muitas outras escolas também, mas infelizmente, falta aos profissionais da educação, uma formação suficiente ou adequada que promova ou mesmo estimule os usos críticos e criativos destes materiais. Muitos de nós professores de hoje, não nascemos nesta época e não sabemos trabalhar com as novas mídias, deixando assim os alunos com uma grande vantagem sobre nós. Não devemos nos esquecer, portando da grande importância destes recursos para nós, e nem de que poderíamos ser mediadores desses recursos, mas, não sabemos utilizá-los corretamente. Graças a Deus, estamos começando a nos informar e formar nesta área, através do curso de informática oferecido pelo e-proinfo através do MEC, estamos começando, enquanto os alunos, já estão muito além, de nós, nos colocando em circunstâncias muito difíceis às vezes, deixando-nos bem constrangidas.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

CONHECENDO REPOSITÓRIOS DE MATERIAL DIGITAL

Atividade 4.2 “ Conhecendo repositórios de material digital.” PORTAL DO PROFESSOR No portal do professor, existem várias sugestões de preparo de aula. Porem, uma nos chamou a atenção foi no preparo de aula para educação infantil I com tema: “ Inserindo as crianças no grupo e na escola através da ludicidade: chamada com foto.” O professor utiliza fotos das crianças para fazer a chamada, no qual a criança é que realiza a tarefa.. O portal do professor é muito interessante ao abrir no portal “Jornal do Professor” deparamos com uma noticia sobre nosso estado. “Em Rondônia, instituto oferece formação profissional a detentos.” http://portaldoprofessor.mec.gov.br/jornal.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/cursos_materiais.html http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interacao.html DOMINIO PUBLICO Neste site, podemos ver muitas opções também de pesquisas, tanto em vídeos como em textos. Entre eles achamos muito interessante “Mensagens de Fernando Pessoa” onde a mensagem e repassada através de um vídeo e foto.
TV ESCOLA A Tv Escola apresenta um diversidade de programas como: videotecas, revistas, dicas pedagógicas etc. Abrimos no link “Revista” onde mostra temas como: “Novas Tecnologias na Educação.” O interessante é que você pode ter acesso a revista através do próprio site.
RIVED Rede Internacional Virtual de Educação. Um site muito interessante e o que nos chamou a atenção foi um jogo onde ensina a plantar batatas. Jogamos e não descobrimos qual o melhor meio eficaz para plantar e produzir mais batatas.
CINEDUC No cinema e Educação, podemos ver os passos de como produzir um filme. No Kimena.art., são registrados vídeos de curta metragem realizados em eventos diferentes. Kimena, uma empresa especializada na produção de vídeos corporativos é diferenciado e individualizado. Assistimos um vídeo produzido pela Gocil com o tema: “Segurança e Serviço” onde a mensagem e repassada através de diversas fotos. Site. www.GOCIL.COM.BR.
,

terça-feira, 17 de julho de 2012

EXECUTANDO O PROJETO EM SALA DE AULA- INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO

EXECUSSÃO DO PROJETO DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO PLANO DE AULA TURMA: 5º ANO “A” MINISTRANTES: CARMEN ALVES DOS SANTOS E SÍLVIA MARQUES JACOVOZZI DA SILVA LOCAL: E.E.E.F.M. FELIPE CAMARÃO AQUI ESTAMOS PRIMEIRAMENTE, APRESENTANDO O ALFABETO,CONFECCIONADO EM E V A, UM POR UM, PARA AS CRIANÇAS E ELES FAZENDO OS SINAIS JUNTO CONOSCO.
AQUI COM O ALFABETO EM EVA, ESCONDIDO, AS CRIANÇAS REPETEM OS SINAIS QUE APRENDERAM, COM A AJUDA DAS PROFESSORAS.
OS ALUNOS MOSTRAM O ALFABETO COMPLETO, SEM TER OS MODELOS À VISTA DELES E SEM A AJUDA DAS PROFESSORAS.
AGORA, EM GRUPOS, JOGAM DOMINÓ DO ALFABETO EM LIBRAS.
O PROFESSOR DA TURMA TAMBÉM PARTICIPA DA AULA.
NA SALA DO LIE ( LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA EDUCACIONAL) OS ALUNOS VISUALIZAM NA INTERNET O ALFABETO, JOGOS DE PALAVRAS, JOGO DA MEMÓRIA EM LIBRAS E OUTROS, IMITAM OS SINAIS E JOGAM, NA MAIOR DIVERSÃO!!
.
AQUI, A PROFESSORA CARMEM AUXILIANDO OS ALUNOS.
AQUI, ESTOU AUXILIANDO OS ALUNOS TAMBÉM.
DE VOLTA NA SALA DE AULA OS ALUNOS FAZEM UMA ATIVIDADE ONDE VISUALIZAM A IMAGEM DE ANIMAIS COM AS CONFIGURAÇÕES DAS MÃOS E A DIGITALIZAÇÃO DOS NOMES DOS ANIMAIS.
ESTE ALUNO MOSTRA O SINAL DO CARACOL.
ESTE, MOSTRA O SINAL DA VACA.
ESTE FAZENDO O SINAL DO GATO.
ESTE FAZ O SINAL DO LEÃO, NÃO É UMA GRACINHA?
ESTE FAZENDO O SINAL DA ARANHA.
ESTE É O SINAL DO CACHORRO.
AQUI SE DIVERTE FAZENDO O SINAL DO RINOCERONTE.
NESTA FOTO, A GAROTA MOSTRA O SINAL DA TARTARUGA EM LIBRAS.
ESTE É O DA COBRA.
ESTE É O SINAL DO PEIXE.
E O SINAL DO BURRO.
ESTA É A ATIVIDADE ENTREGUE AOS ALUNOS.
ENSAIO DO ALFABETO E DA FRASE: “NÓS QUEREMOS P A Z” EM LIBRAS, PARA APRESENTAÇÃO NO PÁTIO, NO DIA DO HORÁRIO CÍVICO QUE ESTAVA A CARGO DESTA TURMA.
APRESENTANDO LIBRAS NO PÁTIO DA ESCOLA PARA TODOS OS COLEGAS.